Bom dia, queridos irmãos!
O Senhor hoje nos convida a refletir sobre a passagem do evangelho de São Lucas, capítulo 6, versículos 20-26. Vamos ler?
Nesta passagem bíblica, Jesus nos diz que bem-aventurados são aqueles que agora sofrem, que agora padecem na fome e na pobreza, que são insultados e perseguidos por causa do nome de Cristo, porque a recompensa destes está no Reino dos Céus. Por outro lado, "ai" daqueles que são ricos e cheios de farturas, orgulhosos e individualistas, que só gostam de ser elogiados e bajulados, porque a consolação deles já ocorre na vida terrena e não herdarão o Reino dos Céus.
Queridos irmãos, o Senhor não quer dizer nesta passagem que somente os pobres vão para o céu ou todos os ricos vão para o inferno. O Senhor quer nos dizer hoje que não devemos nos apegar às riquezas terrenas, às bajulações humanas, não devemos ser individualistas e querer tudo para si mesmo.
Não é o fato de ser rico ou ser pobre que determina se a pessoa será salva ou não. O que nos faz ganhar a salvação de Deus é fazer a Sua vontade, é cumprir os Seus mandamentos. E qual é o primeiro mandamento? Amar a Deus sobre todas as coisas! Então, o que Jesus vem nos falar hoje é que não podemos fazer do dinheiro o nosso deus, ou seja, viver a vida inteira em busca de acumular riquezas cada dia mais. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas, principalmente, acima do dinheiro, o que significa dividir o que se tem, partilhar aquilo que lhe foi dado, cumprir o mandamento do amor, da caridade. E aqui entramos no segundo mandamento, que junto com o primeiro resumem todos os dez: amar ao próximo como a si mesmo, que significa sair do individualismo, olhar para quem está do lado, para os mais necessitados.
Portanto, é melhor sofrer agora com o pouco que se tem, confiando em Deus e na Sua misericórdia, do que viver iludido na sua riqueza e se esquecer de Deus. Porque a vida eterna será daqueles que partilharam, que sofreram pelo Nome de Jesus, que fizeram a vontade de Deus, que tiveram o seu coração voltado para o Senhor e para o próximo.
Nós não fomos criados para este mundo, não pertencemos a este mundo. Somos cidadãos do céu e devemos fazer por merecer este céu. A vontade de Deus é que todos os seus filhos, sem exceção, se voltem para Ele, porém, Ele nos dá liberdade de escolher entre fazer a Sua vontade e simplesmente ignorá-la.
Hoje comemoramos o Dia da Independência do Brasil. Que bom seria se pudéssemos comemorar não só essa independência política, mas também a independência do povo brasileiro das drogas, do álcool, do apego ao dinheiro, da sensualidade excerbada, da pornografia, da inferiorização da mulher (principalmente nas letras das músicas), da corrupção, do consumismo, de tudo que causa a morte física e também a morte espiritual do nosso povo... com certeza seríamos um povo muito mais feliz, mais voltado para a vida plena que está em Deus.
Que o Senhor nosso Deus abençoe esta nação! E que cada um de nós, cristãos, possamos fazer a nossa parte, para mostrar àqueles que ainda não conhecem o amor de Deus, o quanto é bom viver como filhos autênticos do Pai Eterno.
Anaíle Flores de Paula Pacheco
Membro do Grupo de Oração Semeador
Inhumas/GO/Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário