TELEFONES ÚTEIS

Banco Central - 08009792345
Ouvidoria da Caixa Econômica Federal - 08007257474
SAC - C.E.F. - 08007260101

segunda-feira, 21 de novembro de 2011




Nas eleições de 2010, Luzia Ferreira foi eleita deputada estadual com 50.620 votos, ela foi a deputada estadual mais bem votada pelo Partido Popular Socialista (PPS), o que consolida sua carreira política e atuação em prol dos direitos sociais e da qualidade de vida da população. “É com alegria que agradeço a sua confiança e o seu voto. Todo o nosso esforço, trabalho e dedicação valeram a pena”, disse Luzia.

Luzia Ferreira é eleita presidente do PPS mineiro


Em 2010, Luzia foi eleita para seu primeiro mandato na Assembléia com 50.620 votos, sendo a deputada estadual mais bem votada do PPS no estado



Por Júlio César


A deputada estadual Luzia Ferreira é a nova presidente do Partido Popular Socialista de Minas Gerais. A decisão foi tomada no último sábado, dia 19, pela maioria dos militantes el eitos para integrarem o Diretório Estadual do PPS no triênio 2011/2013. O encontro foi marcado por intensos debates e movimentou todo o coletivo partidário, representado não apenas entre os dirigentes, mas também por representantes de seus mais diversos núcleos de base e campos de atuação em todas as regiões do estado.

Pela primeira desde a criação do PPS, herdeiro e legatário do velho Partido Comunista Brasileiro, a presidência do partido em Minas foi decidida por votação direta, e não por consenso como nas eleições anteriores. Logo no começo dos trabalhos, apresentaram-se como candidatos, além de Luzia, Raimundo Benoni e Márcio Kangussu.


Cada dirigente teve dez minutos para defender sua candidatura frente ao pleno. Após os discursos, a Comissão Eleitoral eleita antes do encontro reuniu-se para apresentar sua proposta de composição da Comissão Executiva do PPS-MG, que seria submetida a votação entre os membros do Diretório. Márcio Kangussu retirou sua candidatura e a disputa ficou entre Benoni e Luzia, que venceu por 26 votos a 23.


Executiva


A Comissão Executiva do PPS de Minas Gerais foi eleita por aclamação trazendo 23 nomes, entre eles dirigentes históricos como Paulo Elisiário e Juarez Amorim, o secretário de saúde do estado, Antônio Jorge, o ex-candidato ao governo pelo PV em 2010, José Fernando, e os prefeitos de Ipatinga e Lagoa Santa, Robson Gomes e Rogério Avelar. Confira como ficou o novo secretariado do PPS-MG:


Luzia Ferreira - Presidente
Márcio Kangussu - 1º vice-presidente
Raimundo Benoni - 2º vice-presidente
Sebastião Costa - 3º vice-presidente
Paulo Elisiário - Secretário-Geral
Rogério Avelar - Secretário de Finanças
Lúcia Helena - Secretária de Organização
Júlio Soares - Secretário de Comunicação


A C omissão Executiva eleita tem mandato previsto para terminar em 2013, ano em que os socialistas realizarão novo congresso estadual.Conheça agora um pouco da trajetória de Luzia Ferreira, primeira mulher a presidir o PPS de Minas Gerais.


Assembleia Legislativa


Em 2010, Luzia Ferreira foi eleita Deputada Estadual de Minas Gerais com 50.620 votos, sendo a deputada estadual mais bem votada pelo Partido Popular Socialista (PPS). Este número vem reforçar uma carreira política consolidada e atuação marcante em prol dos direitos sociais e da qualidade de vida da população.


No dia 1º de fevereiro de 2011 assumiu seu lugar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A cerimônia de posse, que aconteceu em Plenário, deu início à 17ª Legislatura (2011-2015) e ao primeiro ano dos trabalhos legislativos da nova Deputada.


A partir de agora, Luzia é Presidente da Frente Parlamentar da Região Metropolitana, vice-presidente da Comissão Permanente de Cultura; membro efetivo da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Vice-líder do bloco de sustentação do Governo, "Transparência e Resultados".


A deputada é, também, membro suplente de outras três comissões permanentes: Administração Pública; Redação e Saúde. Luzia integra ainda a Comissão Especial da Reforma Política, sendo sua relatora.


Para os próximos quatro anos, Luzia pretende priorizar as áreas de segurança pública, saúde, transporte, educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e políticas de integração regional. Sempre na busca de uma ação política contemporânea do presente, mas principalmente do futuro,


Luzia tem princípios e valores voltados para a transformação do Brasil em um país mais humano, plural e democrático. Agora, como deputada estadual, ela continua a exercer seu trabalho com compromisso, competência, ética e transparência.


Conheça Luzia Ferreira


Luzia Ferreira foi a primeira mulher a exercer a presidência do Legislativo da capital mineira. Rompendo uma tradição de 15 legislaturas, ela assumiu a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia primeiro de janeiro de 2009, eleita para o biênio 2009/2010 com 40 votos de um Parlamento composto por 36 vereadores e apenas cinco vereadoras.


Luzia Ferreira foi, também, a única mulher presidente de câmaras de capitais do Brasil e, em encontro realizado em Aracaju (SE), em fevereiro de 2009, foi eleita coordenadora do Fórum de Presidentes de Câmaras de Capitais.


Ela é bióloga, formada pela UFMG e pós-graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Luzia Ferreira integra as Executivas Municipal e Estadual do Partido Popular Socialista. E também está como suplente na Executiva Nacional do Partido.


A presidente


A vereadora Luzia Ferreira foi eleita presidente da CMBH no dia 1º de janeiro de 2009 e começou a gestão com importantes definições. Teve importante atuação na criação do Portal de Transparência das ações do Legislativo Municipal, que está no ar no site da Câmara.


O Portal permite aos cidadãos da cidade o amplo acesso às informações da Câmara. Ela também abriu a Casa para manifestações políticas e ideológicas, e tem realizado debates sobre temas que afetam a cidade e o país. Luzia Ferreira também assumiu, em março, a vice-presidência da Assembleia da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


No Legislativo


A parlamentar já exerceu dois mandatos na CMBH pelo Partido Popular Socialista (PPS). No segundo, foi eleita com 7349 votos. Em seu segundo mandato, a vereadora Luzia Ferreira, acumulou significativa ação legislativa, consolidando mais de 100 proposições de lei que foram sancionadas.


Veja as Leis de autoria da vereadora Luzia Ferreira


Dentre as principais leis originadas de seus projetos destacam-se: Criação do Parque Linear da Avenida José Cândido da Silveira, Implantação de Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil; Uso Obrigatório de Biodiesel na Frota Própria e Terceirizada da PBH, Reaproveitamento do Óleo Usado de Cozinha, Premiação aos Hospitais que Promovam Atendimento Eficiente e Humanizado às Mulheres e de Geração de Renda para Mulheres.


No primeiro mandato, exerceu as funções de membro das comissões do Meio Ambiente e Política Urbana e da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas. Por sua iniciativa, foram realizadas 41 audiências públicas na Câmara Municipal de BH, reforçando sua convicção de estimular a participação popular nas decisões públicas.


No Executivo


Por mais de onze anos, Luzia Ferreira participou da administração municipal. Foi administradora das regionais Oeste e Venda Nova durante o primeiro governo do prefeito Célio de Castro (1997/2000) e em 2001 esteve à frente da Secretaria de Coordenação e Gestão Regional Nordeste. Foi assessora política da Secretaria de Governo, no governo Patrus Ananias, destacando-se como interlocutora dos vereadores. Participou também da Secretaria Executiva do Conselho Estadual da Mulher, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em 1996 e 1997.


Com experiência acumulada como assessora parlamentar e chefe de gabinete do vereador Arutana Cobério, de 1987 a 1992, Luzia Ferreira, em 2004, candidatou-se pela primeira vez e foi eleita vereadora por Belo Horizonte.


Militância política


Luzia Ferreira iniciou sua trajetória política no movimento estudantil na luta de resistência ao regime militar. Foi secretária da União Estudantil Divinopolitana, presidente do Diretório Acadêmico do Instituto de Ciências Biológicas e participou da reorganização da União Nacional dos Estudantes, a UNE, no final da década de 70.


Em 1979, iniciou sua carreira no magistério, como professora de Ciências no Colégio Vera Cruz, destacando-se na primeira greve dos professores da rede estadual e particular após o golpe de 1964. O movimento resultou na organização de entidades representativas da categoria, com a criação do Sind-Ute e na retomada do Sindicato dos Professores da rede particular de ensino.


Em 1982, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro, que deu origem ao Partido Popular Socialista (PPS), em 1991. Na década de 80, destacou-se na organização do movimento de mulheres, defendendo bandeiras como ampliação de espaços de participação para as mulheres. Coordenou alguns dos principais fóruns do movimento feminista, como o 1º Encontro da Mulher Mineira (1981), o 1º Congresso da Mulher Mineira (1982), o 1º Encontro Mineiro da Mulher Rural (1984), o Seminário Estadual "A Mulher e a Saúde" (1986) e o Encontro Estadual pelos Direitos da Mulher na Constituição (1996).

Luzia Ferreira foi uma das responsáveis pela criação do Conselho Estadual da Mulher no Governo Tancredo Neves. Ela também participou da Secretaria Executiva do Conselho Estadual da Mulher, em sua primeira gestão (1983-1986) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, entre 1996 e 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário